Ultimamente tem rolado em diversos meios um teaser bem bacana:
"Por que a lata da Brahma é branca?". Boa pergunta, já que praticamente todos os elementos que fazem parte da Indentidade Visual da marca são vermelhos. Não é só a Brahma que está nessa:
Itaipava,
Kaiser,
Nova Schin,
Skol e
Sol, entre outras, também adotam a cor neutra em suas embalagens. Entre as cervejas do "povão", a
Antarctica é uma exceção, utilizando a cor azul.
O teaser é bem legal, tem um filme de 30'' sendo exibido na TV e outros
disponíveis na Internet. Foi criado até um espaço no site da Brahma para ele (
http://www.brahma.com.br/latabranca), onde é possível assistir a todos. Os filmes para a Internet têm a vantagem de fugir do formato "trinta segundos", por isso, são bem mais "completos". Vale a pena assistir a todos!
Na minha opinião, o teaser ficou bastante óbvio: a lata da Brahma vai ficar vermelha. Certamente, a obviedade foi intencional, levando em consideração que o público-alvo da cerveja precisa ser atingido de maneira direta. Geralmente os teasers são mais misteriosos, não dão muitas respostas e geram bastante curiosidade.
Considerando, então, que a lata será vermelha, eis a questão: a lata da Brahma ficará parecida com a da Coca-Cola?
Nas prateleiras dos grandes PDVs a separação das bebidas alcoolicas é feita de maneira bem clara, mas, e nos pequenos e médios? No caso das latas de refrigerante, a diferença nas cores das embalagens é um dos pontos-chave para ganhar destaque. Agora, a Coca-Cola ganhará mais uma concorrente? E mais: será que vai ter gente comprando gato por lebre, ou melhor, Brahma por Coca-Cola? Difícil, não é? Mas não é impossível.
Já imagino a cena de um menino de 12 anos chegando em casa com uma lata vermelha de Brahma na mão e com a inocente desculpa: "Mas pai, achei que era Coca-Cola... glump glump O_o" rsrsrs
A ideia da Brahma de se diferenciar das outras marcas é extremamente válida, agora nos resta esperar o que de fato vai acontecer. Enquanto isso, vamos continuar curtindo os divertidos filmes que tem até o
Fábio Puentes. Sensacional!