O logo da copa de 2014 é motivo de muita discussão e, principalmente, revolta entre os apaixonados por design e futebol. O assunto rende bastante papo no Twitter (xingaram muito no Twitter, sério!) e em diversos outros canais especializados, como o blog Design on the Rocks.
A Copa da África tinha acabado de acabar e logo foi aberta a contagem regressiva para a Copa do Mundo aqui, no Brasil. E não é que já começaram fazendo coisa errada? Veja:
A Copa da África tinha acabado de acabar e logo foi aberta a contagem regressiva para a Copa do Mundo aqui, no Brasil. E não é que já começaram fazendo coisa errada? Veja:
(clique na imagem para ampliar)
No telão do Soccer City apareceu a mensagem "Thank you South Africa see you in Brazil !" (horrivelmente sem pontuação adequada e com um espaço entre a última palavra e o ponto de exclamação - urght!) e, abaixo, o tal logo. Tudo isso sobre um maravilhoso fundo vermelho para contrastar o verde, o amarelo e o vermelho do símbolo.
Como é que é? Sim, sumiram com o vermelho do logo! Simplesmente não o colocaram sobre uma cor que o isolasse de outros elementos, texturas ou cores que o descaracterizam! No lugar do "2014" ficou um buraco. Cadê a orelha do Chico Xavier?
Que tal a FIFA, a CBF ou a Agência África disponibilizar o Manual de Identidade Visual da marca para darmos uma olhada, hein? Melhor: que tal disponibilizar para todas as áreas de comunicação que farão uso dessa marca?
Seria o mínimo a se fazer, não acha?
Amigo(a) designer que ainda estuda, não cometa designcídio, por favor!
Tal atrocidade foi vista por bilhões de pessoas em todo o mundo. Certamente outros designers chatos como eu também se retorceram no sofá quando viram essa imagem.
Enquanto isso o mundo gira como uma bola, e esse tal logo ainda vai dar mais o que falar do que a Jabulani...
----------Créditos----------
Foto: Thiago Dias
Fontes: Globo.com e meu Twitter
Como é que é? Sim, sumiram com o vermelho do logo! Simplesmente não o colocaram sobre uma cor que o isolasse de outros elementos, texturas ou cores que o descaracterizam! No lugar do "2014" ficou um buraco. Cadê a orelha do Chico Xavier?
Que tal a FIFA, a CBF ou a Agência África disponibilizar o Manual de Identidade Visual da marca para darmos uma olhada, hein? Melhor: que tal disponibilizar para todas as áreas de comunicação que farão uso dessa marca?
Seria o mínimo a se fazer, não acha?
Amigo(a) designer que ainda estuda, não cometa designcídio, por favor!
Tal atrocidade foi vista por bilhões de pessoas em todo o mundo. Certamente outros designers chatos como eu também se retorceram no sofá quando viram essa imagem.
Enquanto isso o mundo gira como uma bola, e esse tal logo ainda vai dar mais o que falar do que a Jabulani...
----------Créditos----------
Foto: Thiago Dias
Fontes: Globo.com e meu Twitter
God!!
ResponderExcluirIsso eu nao tinha visto ainda!
Um bom exemplo que 2014 será maravilhoso para a imagem de mulheres nuas, sexo e AIDS q os gringos têm!
Tiago...
ResponderExcluirRealmente...tb nao tinha visto.
A Visão que designers possuem é impressionante..
gostei da história do passatempo tb..
vc não leu as dicas, mas serviu pra passar seu tempo né..rsss
T+
abraço!
DG BRUNORO
Realmente cara esse logo é uma m...
ResponderExcluirCara de 'minha irmã que fez', as apresentação e conceito são bons, mas a execução foi um grande epic fail, alguém precisava de aulas da nossa querida Fátima.
Deprimente.