Muita gente sonha em ir parar nos Trending Topics, do Twitter. É um sonho semelhante ao de ficar no topo da pesquisa do Google. Para isso, abusam das hashtags, aquelas palavras acompanhadas de um sustenido (ou "jogo da velha", como preferir) que viram links e compilam tweets com as mesmas hashtags, quando clicados. É aí que mora o abuso: tem gente que enche seus tweets de hashtags com a esperança de alguma daquelas palavras fazer parte do assunto mais comentado do momento. E, convenhamos, tal atitude incomoda muito!
Não é difícil ver tweets do tipo
"Cheguei da #academia. Agora vou fazer #almoco, mas ainda estou em #duvida: faço #OvoFrito ou #FrangoAssado? #Help! Estou com #Fome!"
O Twitter dá um nome bem simpático para esses eventos: HICCUP! - Soluço. Ou seja: sua tentativa de fazer um "escândalo" não passou de um soluço. #RiAlto!
O que muita gente não sabe, é que o Twitter não considera exatamente a quantidade de eventos de tal hashtag, e, sim, a "explosão" de algum assunto. E mais: não precisa ser exatamente uma hashtag. É só reparar nos Trending Topics; nem sempre as palavras que estão lá são hashtags. O que o Twitter leva em consideração é o aumento repentino de algum assunto. E não adianta encher seus tweets com a mesma hashtag e pedir para seus 48 seguidores fazerem o mesmo... O Twitter também leva em consideração se as hashtags vêm dos mesmos usuários. #Fail pra você!
Falando em hashtag, outra coisa que também chama a atenção é a tentativa de algumas empresas/marcas de fazer promoções pelo Twitter. Aí colocam condições chatas como: "Cadastre-se no site, siga nosso perfil e dê RT na mensagem 'Sou apaixonado por filmes indianos e quero muito participar do sorteio dos 14 lançamentos na Galeria do Rock! #euqueroparticipardapromocao' ". E pior: algumas delas sequer habilitam a opção "retweet", forçando o interessado a dar o antigo 'RT' e... surpresa! Os 140 caracteres são ultrapassados, fazendo com que a hashtag fique incompleta. #Fail de novo!
Minha intenção não é ficar dando dica de como utilizar o Twitter, mesmo porque cada um o faz da forma que quer e, quem não gosta do tweet alheio, basta dar unfollow. Mas as pessoas, principalmente as empresas/marcas que querem gerar conteúdo (e, claro, receita) precisam ficar um pouco mais ligadas nas mancadas que estão cometendo e não tentar chegar aos "tetês" a todo custo. Aliás, há um custo para ter um espaço garantido nos Trending Topics: US$ 100,000.00. Topa?
Minha intenção não é ficar dando dica de como utilizar o Twitter, mesmo porque cada um o faz da forma que quer e, quem não gosta do tweet alheio, basta dar unfollow. Mas as pessoas, principalmente as empresas/marcas que querem gerar conteúdo (e, claro, receita) precisam ficar um pouco mais ligadas nas mancadas que estão cometendo e não tentar chegar aos "tetês" a todo custo. Aliás, há um custo para ter um espaço garantido nos Trending Topics: US$ 100,000.00. Topa?
só acho um absurdo não ter meu blog ai como parcero.... Está tudo acabado entre nós....
ResponderExcluir