terça-feira, 23 de novembro de 2010

Timberland incentiva reciclagem, mas no lugar errado.

Em agosto de 2010 participei da primeira Branding Week, realizada na Trevisan Escola de Negócios. Uma das apresentações foi de Breno Salek, gerente de Marketing da Timberland. Na ocasião, foi apresentado o filme da nova campanha global da marca, que você pode ver a seguir:




Superprodução, aventura, associação da marca a situações de grandes adversidades. Ok, tudo a ver com a Tiberland. Aí, destacaram que aquele calçado era produzido com materiais reciclados, por isso a preocupação do personagem em salvar a GARRAFA PET. Vamos lá: PET = Politereftalato de etileno, ou nosso popular plástico. 

Observe a sequência (clique na imagem para ampliar):


O camarada, depois de muito esforço, finalmente consegue salvar a garrafa PET e a joga no coletor azul para que possa ser reciclada depois... AZUL??? Pelas barbas dos auditores da ISO14001!!! O coletor azul é destinado ao descarte de PAPEL! O certo seria um coletor vermelho.

Que mancada hein, Timberland! 

E você, o que achou dessa pisada de bola que foi veiculada em todo o mundo? Será que houve repercussão?  

4 comentários:

  1. Alo Tiago, a padronização de cores de materiais é uma norma ABNT, vale aqui no Brasil. Outros lugares do mundo não usam a mesma padronização.
    Por exemplo em Portugal é amarelo, e nele se colocam até mais de um tipo de material. No Canadá é azul ( http://www.toronto.ca/garbage/bluebox/index.htm ).

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  2. Muito obrigado pela informação! Pena que não se identificou, mas mesmo assim agradeço :)

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  3. Show!
    Tanto o seu post quanto o comentário anônimo.
    Eu mesma não sabia que existia uma diferença na padronização, pra mim era o mesmo em todos os lugares.

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  4. Eu também não sabia, justamente por isso achei estranho. Como a campanha era mundial, acho que deveriam se atendar a isso.

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