Em agosto de 2010 participei da primeira Branding Week, realizada na Trevisan Escola de Negócios. Uma das apresentações foi de Breno Salek, gerente de Marketing da Timberland. Na ocasião, foi apresentado o filme da nova campanha global da marca, que você pode ver a seguir:
Superprodução, aventura, associação da marca a situações de grandes adversidades. Ok, tudo a ver com a Tiberland. Aí, destacaram que aquele calçado era produzido com materiais reciclados, por isso a preocupação do personagem em salvar a GARRAFA PET. Vamos lá: PET = Politereftalato de etileno, ou nosso popular plástico.
Observe a sequência (clique na imagem para ampliar):
O camarada, depois de muito esforço, finalmente consegue salvar a garrafa PET e a joga no coletor azul para que possa ser reciclada depois... AZUL??? Pelas barbas dos auditores da ISO14001!!! O coletor azul é destinado ao descarte de PAPEL! O certo seria um coletor vermelho.
Que mancada hein, Timberland!
E você, o que achou dessa pisada de bola que foi veiculada em todo o mundo? Será que houve repercussão?
Alo Tiago, a padronização de cores de materiais é uma norma ABNT, vale aqui no Brasil. Outros lugares do mundo não usam a mesma padronização.
ResponderExcluirPor exemplo em Portugal é amarelo, e nele se colocam até mais de um tipo de material. No Canadá é azul ( http://www.toronto.ca/garbage/bluebox/index.htm ).
Muito obrigado pela informação! Pena que não se identificou, mas mesmo assim agradeço :)
ResponderExcluirShow!
ResponderExcluirTanto o seu post quanto o comentário anônimo.
Eu mesma não sabia que existia uma diferença na padronização, pra mim era o mesmo em todos os lugares.
Eu também não sabia, justamente por isso achei estranho. Como a campanha era mundial, acho que deveriam se atendar a isso.
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