quinta-feira, 21 de abril de 2011

Verdade ou mentira? A arte de viralizar marcas.

Quando se fala em Internet, uma característica muito presente é a desconfiança que as pessoas têm da veracidade daquilo que é disponibilizado na rede, sejam imagens, vídeos, autoria de opiniões etc.
 
Recentemente, dois vídeos ganharam destaque entre os internautas por conta do conteúdo totalmente fora do comum.

O primeiro deles foi de Johnny Mac (Johnny McEntee), jogador de Futebol Americano pela Universidade de Connecticut, EUA. No vídeo, o jogador faz lançamentos perfeitos em várias distâncias, sempre acertando objetos relativamente pequenos. Veja:

 

Em pouco mais de dois meses, o vídeo ultrapassou cinco milhões de visualizações no YouTube, fora a repercussão em outras mídias sociais. Nos muitos comentários que este vídeo recebeu, a maioria das pessoas questionava sua veracidade. Outras defendiam que não se tratava de nenhuma montagem, mas que certamente houve muitas tentativas até chegar àqueles surpreendentes resultados. Mas você percebeu que, propositalmente ou não, duas marcas foram expostas várias vezes no vídeo? Vamos analisar:

Em todas as cenas, o nome da Universidade de Connecticut é exibido (em algumas, aparece apenas “UCONN”). Juntamente com as exibições do nome da universidade, outra marca se faz presente: a Nike. Foi uma excelente oportunidade, tanto para a UCONN, quanto para a Nike, pois ambas associaram suas imagens a um atleta talentoso, que defende o nome da instituição e utiliza os materiais esportivos da empresa.

Com mais de dois milhões de visualizações, outro vídeo bastante comentado pelos internautas foi esse do jogador David Beckham. Tratava-se de uma ação da Pepsi . A lata (da versão Light) é sutilmente exibida em momentos suficientes para indicar qual era aquela bebida. A Pepsi pegou carona na sua imagem associada há anos ao jogador e, ao mesmo tempo, mostrou um momento de descontração. Veja:

 

Um detalhe vale destacar e questionar: por mais que alguém ache impossível o David Beckham ter acertado todas aquelas bolas nos latões, basta lembrar da campanha mundial da Adidas que ele participou, em 2007, que assinava "impossible is nothing". Seria um viral "indireto" da Adidas no meio da ação da Pepsi?

Ações como estas são excelentes formas de trabalhar a imagem de uma ou mais marcas. Em ambos os casos mostrados, o assunto mais comentado foi o questionamento da veracidade do conteúdo do vídeo, pois as pessoas ficaram impressionadas. Nas discussões, nenhuma das marcas ganhou destaque, porém, é importante considerar a quantidade de pessoas a que elas foram expostas.

E você, acha que os vídeos são reais ou não passam de efeitos especiais? Achou válidas as maneiras sutis com que as marcas foram expostas? Fique à vontade para opinar e debater ;)

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