Lembram da lenda da carrocinha? Quando eu era pequeno, minha mãe dizia que eu deveria cuidar do meu cachorro, senão a carrocinha ia passar, pegá-lo e levá-lo pra matar! Eu morria de medo, pois não queria que meu cachorro virasse sabão (outra lenda urbana da época). Acontece que realmente há um órgão público responsável por recolher cães e outros animais que vagam nas ruas da cidade: é o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). Pra quem não sabe, zoonose é qualquer doença que pode ser transmitida do animal para o homem, e vice-versa. Retirar animais das ruas contribui para a diminuição dos riscos de contágio.
A parte boa é que os animais recolhidos pelo CCZ não são sacrificados, como muita gente ainda pensa. Eles são medicados quando necessário e passam a morar lá, até serem adotados. Acontece que, assim como acontece com muitas crianças em orfanatos, a preferência pela adoção se dá aos mais novos. Em tempo: não estou nem perto de fazer comparação de crianças e animais nesse sentido, ok? Os animais que não são adotados permanecem recebendo cuidados até vocês sabem quando...
Agora vamos ao assunto do post: a CÃOMINHADA!
O QUE É? - É um evento semanal com o objetivo de levar alegria aos cães do CCZ. Os voluntários doam parte do seu tempo levando os animais para caminhar em volta do prédio. É a única oportunidade que eles têm para, literalmente, esticar as canelas.
Fazer um cão sorrir: não tem preço!
Cada cão dá, em média, três voltas pelo circuito montado no exterior do prédio. Cada voluntário passeia com uns cinco, seis, até sete cães por semana. Eles parecem adivinhar quando chega o dia do passeio. Assim que os voluntários se aproximam começa aquele festival de latidos. A primeira volta é uma festa. Dependendo do pique do cão, ele que te leva pra passear. Na última volta ele já está exausto e o canil fica um silêncio só. É o momento também das necessidades. Eles escolhem um cantinho com carinho para fazer suas necessidades. O voluntário tem de recolher e jogar no lixo (obrigação de todo mundo que passeia com cão no CCZ, no Ibirapuera, no seu bairro, em todo lugar!).
É uma sensação impagável. Uma satisfação inexplicável! Vale a pena doar um pedacinho da manhã do seu domingo para fazer uma boa ação e também se exercitar!
COMOFAS? - Primeiro, você entra no site do CCZ (o endereço está ali embaixo) e preenche um minúsculo formulário. Isso deve ser feito até as 15h da sexta anterior ao dia que você poderá ir. Aí você aguarda o e-mail de confirmação do CCZ. Quem é passeador de primeira Cãominhada deve chegar mais cedo para assistir a uma pequena palestra, onde são dadas dicas de como tornar o passeio agradável tanto para você, quanto para o cão, além de outras informações muito importantes. Depois da palestra é só correr para o abraço! Ooops! Não não! Na palestra, você verá que não é recomendável abraçar os cães nem é permitido correr com eles ;)
QUANDO É? - Todos os domingos, das 10h até mais ou menos 12h20.
Experimente ir pelo menos uma vez, sem sentir obrigação de voltar sempre. Você vai ver como é fácil e divertido fazer o bem para aqueles que não têm um quintal para correr.
----------------------------------------------------------------
Mais informações e inscrição: http://bit.ly/caominhada
Foto: Freddy, meu dog sorridente :)
Concordo plenamente!! A alegria dos animais é sensacional e dá pra perceber que eles esperam a semana inteira pra passear domingo!! Ajuda os animais que estão disponíveis para a adoção se sociabilizarem com os humanos, praticam exercícis físicos(já que o local em que eles ficam é pequeno para isso), qualquer anomalidade (como ferimentos, micoses e viroses) podem ser detectados durante a cãominhada pois no canil ficam muitos cachorros juntos e é difícil ter um controle perfeito sobre eles e sua saúde, dimiunui a briga entre canis e faz bem pra gente que se sente bem!! :D
ResponderExcluir