A LEW'LARA\TBWA tem polemizado o ambiente publicitário nos último meses com os comerciais da Nissan. Os filmes tem lá seu lado humorístico, o que agrada o público, mas quem, obviamente, não acha graça nenhuma, é a concorrência. E não é pra menos: frequentemente os filmes da Nissan fazem mais do que menções. Eles praticamente esmagam as marcas concorrentes. Vamos ver um desses vídeos, onde a Ford é diretamente "atacada":
O Artigo 4°, do CONAR, pede encarecidamente:
"Todo anúncio deve respeitar os princípios de leal concorrência
geralmente aceitos no mundo dos negócios."
E quanto à Publicidade Comparativa, estabelece:
"...não se caracterize concorrência desleal, denegrimento
à imagem do produto ou à marca de outra empresa."
Em resposta ao CONAR, a LEW'LARA\TBWA publicou:
(clique na imagem para ampliar)
Ok, o "povão" se diverte com isso, mas acho que o caminho não é esse. O CONAR foi uma conquista da Publicidade brasileira e, graças a ele, pessoas que não têm a mínima noção de Publicidade não podem meter o dedo na nossa profissão. Agora, colocar o CONAR como um inimigo dos comerciais bem-humorados? Sou contra.
O CONAR não tem poder legal para punir agências e anunciantes. O que ele pode fazer é "recomendar" que tal anúncio seja modificado ou até mesmo retirado de publicação. Caso o anunciante se recuse a acatar sua decisão, ele pode recomendar ao veículo que tome providências. Mas todos sabemos que os veículos têm o famoso rabo preso e, para não perderem a clientela, pouco fazem. O caminho, então, seria usar a ética e o bom senso, mas está difícil ver isso.
Quem perde com isso é a Publicidade em geral, pois, colocando o CONAR como vilão da história, acabam tornando nossa profissão uma casa da sogra. Parece birra de agência contra o Código, muita coisa deve rolar nos bastidores, claro. Depois o Publicitário reclama dos estigmas colocados nessa nobre profissão.
Enquanto isso, o povo vai se divertindo, a Nissan aumenta as vendas, o CONAR tenta agir de alguma forma, a concorrência perde os cabelos (ou não) e a Publicidade fica essa bagunça. Até quando?
-------------------------------------------
Imagem do anúncio: http://thead.tumblr.com/
Vale a pena saber mais sobre o CONAR: http://www.conar.org.br/
Infelizmente é isso cara, o desrespeito das próprias agências só ajuda a piorar a situação ética da publicidade no Brasil. Elas esquecem que hora são as caçadoras, mas logo em seguida podem se tornar a caça, e aí, a quem vão recorrer?
ResponderExcluirConcordo com vc, mano! Depois o governo resolve tomar conta da coisa e vai ter coroné metendo o dedo em tudo, aí quero ver reclamar!
ResponderExcluirNão creio que seja mera publicidade comparativa, o filme se refere à Ford em tom pejorativo, diz que os diretores da mesma enrriquecem e se divertem com o dinheiro do cliente, mas eu pergunto, e os diretores da Nissan? também não são ricos? creio que logo será retirada do ar judicialmente.
ResponderExcluirO que as pessoas tem que entender é que o CONAR é um conselho ao qual devemos nos unir e jamais agir da maneira como a agencia agiu, desafiando os caras. Isso é quase como dar um tiro no pé...e é o que a maioria faz.
ResponderExcluirO pior da história é o cliente que aprovou e o Atendimento que não teve mto critério ao analisar a peça antes de apresentar...