sábado, 19 de fevereiro de 2011

Bradesco. Presença de redondilha maior.

No final de 2010, o Bradesco fez uma campanha chamada "Lado a lado com você no verão". A comparação com as campanhas do Itaú foi inevitável, como você pode ver no post que meu Orientador e amigo de profissão Lelo colocou no Kickmarketing. O que também chamou a atenção foi a "pegada" MPB do jingle. Vejamos o filme de 30'':


Gosto musical à parte, vamos dar uma olhadinha na letra do jingle:

Se você chegar, já tô

Se você ligar, alô

Se você clicar, achou

Presença é que tem valor

Abra sua conta já

Qualquer hora ou lugar

Onde quer que você vá

Presença é Bradesco

Êrr... Não é lá uma letra requintada, cheia de charme, mas uma coisa me chamou a atenção e tenho certeza que também chamou a de todos, mesmo sem querer: o jingle pega! Sabe aquelas musiquinhas que fixam na cabeça por horas, dias, meses? Pois é, presença. 

Não por acaso, a letra usa um artifício poético que pouca gente se dá conta, mas que é presença em muita coisa criada a favor da Publicidade: a redondilha.

Em uma resumidíssima definição, redondilha é o nome dado a versos com cinco OU sete sílabas poéticas, sendo redondilha menor ou maior, respectivamente. No jingle do Bradesco, foram utilizadas somente redondilhas maiores. Vejamos a separação das sílabas poéticas do jingle:


Se/ vo/ cê/ che/ gar/ já/ tô

Se/ vo/ cê/ li/ gar/ a/ lô

Se/ vo/ cê/ cli/ car/ a/ chou

Pre/ sen/ çé/ que/ tem/ va/ lor

A/ bra/ su/ a/ con/ ta/ já

Qual/ quer/ ho/ ra/ ou/ lu/ gar

On/ de/ quer/ que/ vo/ cê/ vá

Pre/ sen/ ça/ é/ Bra/ des/ co


Ok, isso não vai mudar nossa vida, mas tenhamos uma certeza: tudo, absolutamente tudo é pensado, nada é "sem querer". As redondilhas facilitam a absorção da mensagem, então, mesmo que a letra não tenha muito fundamento, a sonoridade dela tem lá seu efeito na nossa mente. 
É a Publicidade sempre surpreendendo e trabalhando em favor do mercado e da sociedade :-D


3 comentários:

  1. puta que pariu, eu nunca aprendi a separar redondilhas e cortar as sílabas tônicas que tinham que ser excluídas!

    ResponderExcluir
  2. Êita porra se esse não é meu orientado!
    Mostra pra esse povo que Publicitário tem cultura!

    ResponderExcluir
  3. A musiquinha pega mesmo e a voz ajuda, mas no final o "Bradescôôô", pra mim, só rima mesmo com cocô. Melhor ficaria se ela (a cantora) esticasse a sílaba "des" do Bradesco, do que esticar a última.

    ResponderExcluir