No final de 2010, o Bradesco fez uma campanha chamada "Lado a lado com você no verão". A comparação com as campanhas do Itaú foi inevitável, como você pode ver no post que meu Orientador e amigo de profissão Lelo colocou no Kickmarketing. O que também chamou a atenção foi a "pegada" MPB do jingle. Vejamos o filme de 30'':
Gosto musical à parte, vamos dar uma olhadinha na letra do jingle:
Se você chegar, já tô
Se você ligar, alô
Se você clicar, achou
Presença é que tem valor
Abra sua conta já
Qualquer hora ou lugar
Onde quer que você vá
Presença é Bradesco
Se você clicar, achou
Presença é que tem valor
Abra sua conta já
Qualquer hora ou lugar
Onde quer que você vá
Presença é Bradesco
Êrr... Não é lá uma letra requintada, cheia de charme, mas uma coisa me chamou a atenção e tenho certeza que também chamou a de todos, mesmo sem querer: o jingle pega! Sabe aquelas musiquinhas que fixam na cabeça por horas, dias, meses? Pois é, presença.
Não por acaso, a letra usa um artifício poético que pouca gente se dá conta, mas que é presença em muita coisa criada a favor da Publicidade: a redondilha.
Em uma resumidíssima definição, redondilha é o nome dado a versos com cinco OU sete sílabas poéticas, sendo redondilha menor ou maior, respectivamente. No jingle do Bradesco, foram utilizadas somente redondilhas maiores. Vejamos a separação das sílabas poéticas do jingle:
Se/ vo/ cê/ che/ gar/ já/ tô
Se/ vo/ cê/ li/ gar/ a/ lô
Se/ vo/ cê/ cli/ car/ a/ chou
Pre/ sen/ çé/ que/ tem/ va/ lor
A/ bra/ su/ a/ con/ ta/ já
Qual/ quer/ ho/ ra/ ou/ lu/ gar
On/ de/ quer/ que/ vo/ cê/ vá
Pre/ sen/ ça/ é/ Bra/ des/ co
Se/ vo/ cê/ li/ gar/ a/ lô
Se/ vo/ cê/ cli/ car/ a/ chou
Pre/ sen/ çé/ que/ tem/ va/ lor
A/ bra/ su/ a/ con/ ta/ já
Qual/ quer/ ho/ ra/ ou/ lu/ gar
On/ de/ quer/ que/ vo/ cê/ vá
Pre/ sen/ ça/ é/ Bra/ des/ co
Ok, isso não vai mudar nossa vida, mas tenhamos uma certeza: tudo, absolutamente tudo é pensado, nada é "sem querer". As redondilhas facilitam a absorção da mensagem, então, mesmo que a letra não tenha muito fundamento, a sonoridade dela tem lá seu efeito na nossa mente.
É a Publicidade sempre surpreendendo e trabalhando em favor do mercado e da sociedade :-D
puta que pariu, eu nunca aprendi a separar redondilhas e cortar as sílabas tônicas que tinham que ser excluídas!
ResponderExcluirÊita porra se esse não é meu orientado!
ResponderExcluirMostra pra esse povo que Publicitário tem cultura!
A musiquinha pega mesmo e a voz ajuda, mas no final o "Bradescôôô", pra mim, só rima mesmo com cocô. Melhor ficaria se ela (a cantora) esticasse a sílaba "des" do Bradesco, do que esticar a última.
ResponderExcluir