terça-feira, 20 de abril de 2010

Duracell x Rayovac - Começou a briga!

Dias atrás publiquei uma informação sobre a nova campanha da Rayovac (veja aqui). Pois é, como era de se esperar, a Duracell entrou na justiça. Vou dar RT na informação que peguei no informativo da Meio&Mensagem:

O mais novo burburinho da publicidade brasileira atingiu o mercado de pilhas, por conta de um desafio lançado na mídia impressa e na internet pela Rayovac à rival Duracell, alegando que as alcalinas das duas marcas duram o mesmo tempo.

A Duracell retrucou com dois processos na justiça comum, alegando "uso indevido de sua marca na campanha" da Rayovac, criada pela agência DPTO. Enquanto um processo criminal impetrado em São Paulo foi indeferido em primeira instância, outro, que corre na esfera cível do Rio de Janeiro, deu prazo de 30 dias para a campanha da Rayovac sair do ar - período que a empresa tem para questionar a decisão.

Atendida pela Leo Burnett, a Duracell não pretende alimentar a guerra na mídia.

A informação é da coluna Em Pauta, publicada na edição 1405 de Meio & Mensagem, que circula com data de 19 de abril de 2010.




quarta-feira, 7 de abril de 2010

Botaram pilha na briga!

Me desculpe pela foto mal enquadrada, mas fotografei rapidamente enquanto passava pela estação Tietê.

 (clique na imagem para ampliá-la)

Pois é, começou a briga entre as duas principais marcas de pilhas do mercado: Rayovac X Duracell. A Rayovac sempre foi famosa pelas tradicionais "Amarelinhas", sem dúvidas as referências quando o assunto é pilha, mas a aplicação das amarelinhas, alcalinas, é aquele relógio de parede da sala, o controle remoto e outros dispositivos que consomem pouca pilha. Já a Duracell virou sinônimo de durabilidade e é utilizada em aparelhos eletrônicos que provêm muito mais rotatividade das pilhas como MP3, carrinhos de controle remoto, lanternas etc.

Para não ficar pra trás, a Rayovac entrou no mercado com pilhas de maior durabilidade. Era preciso ganhar mercado, um mercado dominado pela Duracell. A Duracell, por sua vez, sempre bateu na tecla que suas pilhas duram até 8x mais do que as pilhas comuns (as Amarelinhas???). Acontece que a Rayovac chegou na voadora: "A PILHA DELES DURA TANTO QUANTO A NOSSA". Quer mais? No site deles, além de repetir essa frase, ainda dizem (e comprovam) que se pode economizar até R$ 0,50 por pilha! Ou seja: Rayovac dura o mesmo que a Duracell e é mais barata!!!

Por enquanto só vi essa campanha na Internet e no metrô. Não sei se já tem na TV aberta ou se a Duracell já entrou no Conar contra a Rayovac pelo uso da imagem de seu produto em campanha publicitária concorrente. Mas uma coisa é certa: nessa briga ainda vão botar muita pilha e quem deverá sair ganhando é o consumidor, pois com dois concorrentes com produtos equivalentes, aquele papo de "paga mais caro, porém leva mais desempenho" não será mais aplicável.