Nessa semana, estou fazendo um curso básico de Mídia no
Grupo de Mídia São Paulo, que fica na Vila Olímpia. O lugar por si só já é muito agradável, e as pessoas que lá se encontram dão um brilho todo especial ao curso e o nome "básico" acaba por ser totalmente desfocado.
Com meus colegas de classe
André,
Joyce e Luiz Rodrigo, compartilho dúvidas e conhecimentos com outros estudantes, profissionais de agências de todos os portes, representantes de veículos, anunciantes etc.
(Clique na foto para ampliar-me)
Na segunda-feira, dia 8, o curso foi aberto pelo Ângelo Franzão, uma lenda no Mundo Publicitário e Presidente do Grupo de Mídia. Franzão falou da importância do Departamento de Mídia em uma Agência, a integração entre Planejamento, Criação e Mídia e destacou a necessidade de tirarmos da cabeça o conceito que as melhores ideias vêm exclusivamente da Criação. O Mídia pode e deve ser um dos responsáveis pelas grandes ideias de uma campanha. Franzão enfatizou, também, que, apesar de todo o planejamento, os inúmeros estudos para se utilizar a verba do cliente de maneira eficaz, quem DE FATO manda no planejamento de mídia é o consumidor. O Mídia, então, tem como uma das funções principais SABER OUVIR O CONSUMIDOR.
Após a excelente introdução ao curso feita por Ângelo Franzão, entramos mais tecnicamente na Mídia. A Ana Lúcia Guedes, da
BorghierhLowe, nos passou vários conceitos de Mídia, como cobertura, alcance, frequência, GRP/TRP, custos, circulação, tiragem etc. Terça-feira, no primeiro horário ela deu continuidade na apresentação dos conceitos e finalizou propondo exercícios. Confesso que não foi muito fácil, mas vi que não tem muito segredo: basta praticar bastante que depois fica mais tranquilo (ou menos tenso).
Na quarta-feira, dia 10 de março, o João Oliver, da
DM9, nos mostrou várias ferramentas de pesquisa de mídia, bem como exemplos de utilização, aplicabilidade de cada uma, integração entre diferentes softwares, tratamento de dados para tranformá-los em informações etc.
Hoje, 11 de março, quinta, tivemos um "bate papo" com a Adriana Pascale, da
Y&R, sobre uma visão geral da Mídia no Brasil e os diferentes ambientes encontrados dentro do país, gerando total importância para um planejamento muito bem elaborado.
Estou gostando muito do curso. Segunda-feira será o último dia. Continuo amando a área de Criação, mas confesso que Mídia já me deixou muito mais interessado que antes. Quem sabe aí uma conciliação, hein?! Deixa rolar! Hehehehe!